Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Origem e significado da dança do ventre


Significado

O nome correto dessa dança é Raks Sharki, que quer dizer dança oriental ou dança do oriente. Para a América, o nome dança oriental pode significar dança japonesa, chinesa, tailandesa, etc. Por isso, nos EUA foi chamada de Belly Dance e no Brasil, Dança do Ventre. Essa denominação deve-se aos movimentos, que são predominantes no ventre e quadril feminino.
A dança do ventre é uma forma de expressão artística da cultura árabe.É uma arte milenar que atulmente atrai muitas mulheres a pratica-la pois é uma atividade completa que trabalha não so o corpo como a mente.Proporciona a mulher um encontro consigo mesma,descobrindo seu corpo.
Não é uma dança vulgar,e esta é a grande luta para quem é profissional da área, mostrar para as pessoas que a dança do ventre é uma expressão cultural e quem tem sim uma pitada de sensualidade, porque isto vem da mulher, esta diretamente relacionado com ser feminina.Mas não algo voltado para sedução ou vulgarização.

Origem

Não existe uma data e região do oriente específica onde tenha surgido essa dança, mas há relatos de que tenha surgido desde a idade da pedra lascada e com o passar dos anos foi se aprimorando.
Na antiguidade havia templos aonde aconteciam cultos a deuses, incluindo a deusa da fertilidade e o povo daquela época acreditava que a mulher era a representante viva da grande mãe por que acreditavam que deus tinha a forma de uma mulher por que dentro do conhecimento que tinham na época a mulher era quem dava a origem à vida. Os homens acreditavam que o ventre da mulher era sagrado,pois até o momento não sabiam que eles também tinham participação na gravidez.Por isso as mulheres dançavam em reverência a grande mãe utilizando na maioria de seus movimentos, o ventre.Com o passar dos anos a mulher tornou-se submissa ao homem e a dança do ventre tornou-se parte da cultura árabe onde era ensinada de mãe para filha ou até mesmo mulheres com bastante experiência na dança eram contratadas para ensinar as adolescentes e prepará-las para o casamento e futura gravidez e parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário